quarta-feira, 6 de junho de 2012

A NOSSA SELECÇÃO


O treinador de futebol Manuel José, veio aos microfones da tsf criticar fortemente toda a envolvente comunicacional junto da Selecção no Estágio para o Europeu. Qualificou de circo toda essa envolvente e exibicionismo gritante; toda a montra automóvel dos jogadores (Bentley, Jaguar, Bugati,R8 etc.), quando a maioria da população que os apoia sofre com a crise.
Independentemente da pedra no sapato que Manuel José tem contra a Federação Portuguesa de Futebol por nunca o ter convidado para seleccionador e do timming destas declarações, Manuel José quanto a mim tem toda a razão.
Todo o desporto em geral e o de alta competição em particular, tem uma forte componente psicológica para que o êxito seja alcançado. Quando falta componente de rigor nos comportamentos e ausência de forte focalização nos objectivos, a perda de concentração e o relaxamento torna-se uma realidade.
Lembram-se do que se passou à pouco tempo com o Sporting de Portugal ? A taça de Portugal estava no papo. Eram os maiores. Os sportinguistas também foram para o estádio Nacional fazer a festa, o pik-nic. Os Jogadores foram para o campo fazer a festa também. Resultado; meteram a viola no saco. Onde estava o Sporting que eliminou o Manchester City (actual campeão de Inglaterra) da Taça UEFA. Pois é, os jogadores até eram os mesmos. A taça de Portugal era a salvação da época. Eram favas contadas. A frustração dos Sportinguistas foi ENORME.
Sabemos as características emocionais de nosso povo; da euforia que provocam este tipo de eventos. Euforia no ante e durante, e enorme frustração quando os resultados não são os esperados. Por isso mesmo e porque é habito deixarmos sempre tudo para o fim,  sempre na esperança de um golo milagroso à Carlos Manuel venha salvar a Selecção, há que trabalhar fortemente esta componente, e resistir à pressão dos patrocinadores e da comunicação social. O jogo inaugural da Selecção Nacional é contra a Alemanha, que por sinal, é uma Selecção de um povo com características psicológicas e indiossincráticas bastante diferentes do nosso. Não se emocionam facilmente e são extremamente organizados. O que nos espera no sábado olhando para o que já foi dito, pelos resultados do estágio, e pela história de resultados anteriores entre as duas selecções, não augura nada de bom.
"As armas e os barões assinalados
Que da Ocidente praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados...."

Sem comentários:

PRESIDÊNCIA DA RÉPUBLICA

  O nosso sistema político é Parlamentar, não presidencialista, logo os poderes do Presidente da República são limitados à sua esfera de inf...