Destes segundos opinião makeres existe um grupo particularmente interessante. Os pertencentes a partidos políticos. Interessante porquê ? Porque é nos partidos políticos que encontramos as mentes mais brilhantes da opinião ortodoxa. São uma espécie de cataventos. Se a liderança diz vamos para ali, e se o seu discurso é demagógico o suficiente para os levar ao poder, então substância é boa. Se não, apesar do conteúdo ser bom, mas a forma não bastante musculada para os levar ao poder, então não presta. Mas o problema maior, é que é de lá que saem aqueles que condicionam e materializam o nosso destino, e como o que os motiva não são os grandes desígnios, as grandes batalhas, resta-lhes caminhar para onde há pasto.
Não admira portanto que a Europa esteja onde está hoje. Sem rumo, sem dinheiro e no salve-se quem puder.
O que destaca esses militantes partidários, não é a sua plural opinião, mas sim a sua ortodoxia cinzenta. Tirando uns poucos, a sua grande maioria que pertencem aos partidos políticos, têm o pensamento cordeiro. O leitor já reflectiu verdadeiramente, como essas ovelhas se comportam no seu rebanho. Claro que a metáfora assim o descortina. Vão todas para o mesmo lado. Já imaginou esses pseudo liberatos a opinarem sobre a mesma situação, sobre a mesma medida, mas em situações opostas. Comportam-se como cata ventos. Apontam para onde vai o vento. O vento sopra geralmente para dois sentidos, o primeiro para a oposição, que é onde a maioria se encontra, o outro vento, um bocado mais forte é o do poder. O pastor, sendo que esse lado é sempre o mesmo quando estão na oposição, mas quando chegam ao governo lado é o lado onde estão sentados. O campo magnético, o norte é o seu partido. Mas quando estão no governo vestem a pele de lobo mau, e então o discurso muda, o que era verdade à pouco tempo deixou de o ser de um momento para o outro. A desculpa é sempre a mesma. Encontraram a casa desarrumada. Mas são sempre os mesmos a arrumá-la à trinta e tal anos. Então ? o burro sou eu ?
O povo do Bordalo Pinheiro, anda ávido de verdade. Começa a ter medo desta pseudo democracia e de vez em quando lembra-se de Salazar.
Mas infelizmente não há nada melhor !
Já Churchil afirmava " A Democracia é o pior dos sistemas exceptuando todos os outros "
Sem comentários:
Enviar um comentário