terça-feira, 3 de junho de 2025

PRESIDÊNCIA DA RÉPUBLICA

 Vice-almirante Gouveia e Melo vai receber Prémio Nacional de Bioética

O nosso sistema político é Parlamentar, não presidencialista, logo os poderes do Presidente da República são limitados à sua esfera de influência, a chamada Magistratura de influência. Contudo, apesar das limitações, pode exercer através do poder da palavra e da sua Magistratura uma pressão enorme sobre as instituições.

Porque apoiar o Almirante  Gouveia e Melo à Presidência da República ? Para ser sincero, não conheço nada de Gouveia e Melo para além da Organização e Planeamento do processo de vacinação Covid-19, e que segundo toda a opinião pública foi um sucesso. Mas será que é suficiente para que eu e outros portugueses, alguns figuras Públicas de relevo deem um apoio vincado ao Almirante ? Não, decerto que não foi só o processo de planeamento do Covid19, mas sim, quanto a mim, aquilo que representa como figura principal do Estado. A aparente figura que se respeite e faça respeitar. Não querendo fazer comparações com o atual Presidente Marcelo, o que os Portugueses seus apoiantes, que não estão  vinculados a nenhum partido, querem na figura do Presidente, um individuo que respeite a República e se faça respeitar quer fora quer dentro de Portugal, e seja capaz de por alguma ordem no poder legislativa, executivo, judicial e na sociedade civil, de forma a poder lubrificar toda a engrenagem. Que não seja somente um Garante da Constituição, mas também o garante do regular funcionamento das instituições. Que chame o governo , os partidos e todas as instituições públicas e privadas ao cumprimento do dever de cidadania perante todos os portugueses.

O que quero  com isto dizer ?. Quero quero  uma pessoa na presidência da República , que não seja um passivo espetador  do que se passa, mas que seja ATIVAMENTE, um agente inspirador. Que dê um murro na mesa quando for preciso. Que ponha ordem nesta bagunça a que chegaram as nossas instituições.


Sem comentários:

PRESIDÊNCIA DA RÉPUBLICA

  O nosso sistema político é Parlamentar, não presidencialista, logo os poderes do Presidente da República são limitados à sua esfera de inf...