Logo após o ministro das finanças Vitor Gaspar ter dado duas entrevistas à comunicação social, veio a terreno o dr Mário Soares afirmar que nesta fase não precisamos de técnicos, o que precisamos é de políticos, referindo-se de forma generalista, mas com particular incidência ao ministro das finanças Vitor Gaspar. Quando ouvi tal generalidade, questionei-me o porquê do dr. Mário Soares fazer tal afirmação. Pergunto. Não foi o Primeiro Ministro Mário Soares que na crise de 1985/86 foi buscar para as Finanças o não político Professor Hernani Lopes e o ajudar na difícil tarefa de negociar com o FMI ?
O professor Vitor Gaspar já se percebeu pela sua forma serena de estar e comunicar, que não veio do seio dos aparelhos partidários. O seu percurso e formação é essencialmente académico/técnica. Não tem o perfil de Miguel Relvas. Mas será que precisamos mesmo de ministros políticos, e mais precisamente no ministério das finanças ? A minha convicção é que Não ! o que nós precisamos nomeadamente nos principais ministérios, é de ministros essencialmente técnicos. Mas porquê de tal afirmação ? É que segundo Mário Soares, necessitamos de alguém com perfil político que saiba comunicar as difíceis medidas anunciadas pelo governo, nomeadamente no ministério das finanças. Mas é aqui precisamente que eu discordo do dr. Mário Soares. Será que os portugueses não sabem o que se está a passar com eles e com o seu país ? Será que quando puseram o Bancarrota Sócrates na oposição, os portugueses esperavam que o novo governo os levasse ao paraíso. Não dr. Soares, os portugueses puseram o político governo do eng. Sócrates na rua, porque estavam fartos que lhes explicassem bem as medidas do pac I, II, III, IV e que apesar de bem explicadinhas as coisas iam piorando de explicação em explicação. Puseram fora o político eng. Sócrates, porque estavam fartos de irresponsáveis que implementaram medidas no meio do furação da crise como foi o aumento dos salários em quase 3% na função pública, descida do iva em 1%, cedência às rendivicações do professores com um custo orçamental de 400 milhões de €uros etc. etc, só porque estávamos em período eleitoral, e passado menos de ano estavam a ser intervencionados pelo FMI. Este tipo de políticos estão os portugueses FARTOS. Sabe porquê dr Mário Soares. Porque perderam toda a CREDIBILIDADE. Os portugueses não querem conversa. Os portugueses não se importam de fazer sacrifícios desde que vejam resultados, e tenham esperança. Eles sabem que os lobies, as corporações, associações, as ordens, as grandes consultoras, as grandes construtoras lhes levaram o dinheiro que agora os o grosso dos portugueses vai ter de pagar devido aos desmandos de uma classe política incompetente e pouco corajosa, que nos tem governado nos últimos 20 anos. O grosso, porque esses da roubalheira, já têm o dinheiro noutro lado, e sabem bem como fazer para fugir aos impostos. Dr. Mário Soares deixe lá o sereno Professor Vitor Gaspar prosseguir na sua terrível senda, de pelo menos tentar endireitar o que os portugueses sabem que está muito torto. Mesmo que as medidas saiam de uma forma desgarrada e desarticulada para os média, o importante é que a sua aplicação seja articulada, forte e corajosa.
Parafraseando Joseph Schumpeter " Os políticos são como maus cavaleiros, que estão tão preocupados em se manter na cela, que não se podem preocupar com a direcção que seguem "
Sem comentários:
Enviar um comentário