terça-feira, 14 de junho de 2011

REPRESENTAÇÃO EUROPEIA

A constitução da União Europeia como uma unidade económica, social e política, teve na sua génese dirigentes como Jacques Delors e Jacques Santer à frente da Comissão Europeia, que tanto impulssionaram o trajecto europeu.
A Europa neste momento, têm já 27 Estados, 16 dois quais fazem parte da moeda única. Ao longo destes quase 60 anos desde o tratado de Roma em 1957, a União Europeia tornou-se numa realidade económica fortíssima. Falhou a criação da Constituição Europeia com o referendo francês. Mas mesmo assim, deu-se continuidade ao seu fortalecimento, com a criação do cargo de Presidente do Conselho Europeu que pode desempenhar uma só voz da europa no mundo.
É aqui que algumas coisa me fazem interrogar. Numa fase de algum empasse na construção Europeia devido à sua grande dimensão, o que dificulta cada vez mais o processo decisório, não compreendo, porque colocam a Presidir o Conselho Europeu uma personalidade com Van Rampuy. Se me perguntassem dando-me uma foto da personagem para dizer quem era aquele tipo, responderia: um empregado de um qualquer supermercado de bairro. Isto foi a impressão que me deu mal o vi pela primeira vez. Tal facto, levou-me agora a pensar o seguinte: Porquê colocar à presidir dois dos principais orgãos da comunidade, personalidades como Durão Barroso e Van Rampuy. O primeiro é Durão na forma e Barroso no conteúdo. Não me esqueço do famoso plano do choque fiscal em 2004 e que fugiu covardemente para estrelato.  O segundo, não conheço a personalidade nem currículo, mas quando olhei para a cara do homem, não foi preciso ver mais nada. Depois vemos colocarem um indivíduo como Vitor Constâncio como vice Presidente do Banco Central Europeu. O homem que apurou o déficite do Governo de Santana Lopes à centésima, e que depois se enganou. O homem que dirigia a instituição que supervisionava o sistema financeiro português, mas que depois se veio a saber que não viu nada, nem que 2 bancos estavam falidos tecnicamente. É por isso que tenho nesta fase pouca esperança que a Europa avançe. Tenho mesmo receio que se desintegre. E nunca esteve tão perto disso com a cada vez mais fragilizada moeda €uro. Eu penso que o directório de países Alemanha e França estão interessados que à frente da Comissão e do Conselho, estejam personalidades fracas de forma a poderem ser manipulados por estes países. Muito mal vai o processo Europeu. A europa só tem futuro se se constituir como uns Estados Unidos da Europa. Churchil, já o afirmava em 1946.

Sem comentários:

PRESIDÊNCIA DA RÉPUBLICA

  O nosso sistema político é Parlamentar, não presidencialista, logo os poderes do Presidente da República são limitados à sua esfera de inf...