sexta-feira, 4 de abril de 2025

O DIA DA LIBERDADE

 pôster do dia da independência dos Estados Unidos com a estátua da liberdade  1750567 Vetor no Vecteezy

 Análise sucinta em termos económicos  do que se está a passar nos Estado Unidos .

Problemas da economia americana :

  • Défice orçamental
  • Défice Comercial
  • Dívida 

Aparentemente o défice que Donald Trup quer combater com mais assertividade, é o défice comercial.

Quando um país não consegue exportar os seus produtos, porque será ?

Duas principais razões:

  1. Incapacidade de os vender ou dar a conhecer
  2. A relação preços/qualidade dos seus produtos é baixa em relação a outros produtos substitutos em outros mercados

O que Donald Trump está a fazer para colmatar os défices comerciais, não é agir sobre a oferta, melhorando a mesma (melhor qualidade dos produtos) mas sim sobre a procura, aumentando artificialmente (impostos/tarifas) os custos sobre os produtos que os americanos compram lá fora diminuindo a procura. 

É a política da Birra. Como vocês não gostam de nós, nós também não gostamos de vocês. Indo contra as leis do mercado da oferta e da procura, contrariando aquilo que e Adam Smith chamava "Mão Invisível" . 

A questão que se levanta, é a seguinte:

 Será que com tarifas, e o respetivo aumentos dos custos dos produtos que necessitam na produção,  o sistema produtivo americano vai responder à procura interna? 

Se tiver capacidade interna de  os produzir, poderá fazê-lo estimulando o aumento da produção interna, ou caso tenha capacidade de produção interna, mas de pior qualidade da produzida externamente, esta política irá fazer com que não tenham incentivos a melhorar, dado que está protegidos administrativamente por tarifas.

Contudo, se para produzir internamente, necessitarem de subprodutos externos, estão sujeitos a que haja resposta dos outros países ao lançamento de tarifas sobre esses subprodutos (ou produtos intermédios - raw materials)  que necessitam para produzirem internamente.

Esta políticas só surtiam efeito  caso:

1- Se a América fosse totalmente uma economia fechada, e não dependente de matérias primas para a produção interna de produtos acabados.

2- Caso a primeira condição fosse falsa, não houvesse resposta com tarifas por parte dos outros países que serão algo de tarifas americanas.

3- Se os americanos tivessem todo o know how e fatores de produção necessários para produzir os produtos que necessitam.

O que Donald Trump fez, foi dizer aos americanos o seguinte: "vocês vivem acima das suas possibilidades", e nós para satisfazermos as mesmas, temos vindo continuamente a emitir moeda.

Esta política, vai trazer muitas dores aos americanos, nomeadamente com a diminuição da procura, aumento do desemprego, e aumento da inflação.  Daí que o Presidente se apressou a implementá-las logo no início do seu mandato, porque senão perderia logo as eleições.

No curto e médio prazo (2 a 4 anos) Os americanos médios vão empobrecer. A classe pobre vai ficar na miséria, e os ricos vão ficar mais ricos. Vai haver um ajustamento doloroso.

A diminuição dos défices tendem no futuro a valorizar a moeda, o que fará com a procura de bens externos aumente, o que levaria a ter que aumentar as tarifas novamente para reduzir o aumento da procura externa. Não mexendo no valor da moeda, o que poderia resolver o problema do défice comercial, a vantagem das tarifas é a recolha de impostos para o orçamento, diminuindo assim o défice orçamental.

Contudo, no curto prazo, o efeito é de um abrandamento económico leva à desvalorização da moeda, pela quebra da sua procura , quer no que diz respeito a moeda para transação (trocas comerciais), quer no que diz respeito a moeda para especulação. Haveria sim um aumento da competitividade (pelo preço) ou seja da oferta dos produtos americanos no mercado exterior.

Uma pergunta se pode fazer. Porque é que Donald Trump em vez de criar impostas aos produtos importados com tarifas, não desvaloriza a moeda ?  Seria uma forma de aumentar a procura externa, logo as aumento das exportações.  

Não nos esqueçamos que o dólar é moeda de transação internacional, e os americanos, não querem que a sua moeda perca esses estatuto.

A ciência económica é um harmónio. São tantas as variáveis nos circuitos económicos que os melhores modelos, não conseguem prever. Daí que quando confrontados responsáveis do Tesouro americano, no diz respeito às políticas de tarifas, a resposta foi: Não sabem, e dizem "vamos esperar par ver !"


Sem comentários:

O DIA DA LIBERDADE

   Análise sucinta em termos económicos  do que se está a passar nos Estado Unidos . Problemas da economia americana : Défice orçamental Déf...