Estamos a voltar ao séc XVIV, ao séc do poder do mais forte. O poder das grandes super potências.
A nova ordem criada após a segunda guerra mundial, com a criação da ONU e o direito com regras internacionais, tem vindo a desmoronar-se paulatinamente. Com a eleição de Donald Trump levou a machadada final.
A China já tinha já fazia ouvidos moucos da carta das Nações, nomeadamente no respeito ao cumprimento das 200 milhas náuticas como zona de económica exclusiva de cada país. As Filipinas que o digam. O arquipélago das ilhas Spratlye e o Atol de Scarboroug encontram-se dentro do limite das 200 milhas da costa filipina, mas a China reivindica-as para si, chegando a haver confrontos entre pesqueiros Filipinos e navios da frota Costeira Chinesa.
Se a vitória da Rússia sobre a Ucrânia se concretizar, será a machadada final na Carta das Nações Unidas. Donald Trump depressa irá tomar a Gronelândia. A Rússia se não for travada, retomará os Bálticos. Taiwam depressa passará a bem ou mal para a China. Estabelece-se a nova ordem Mundial. O direito do mais forte !
O problema, é que não sabemos onde irá parar. Este retrocesso histórico, só poderá ser travado com o fortalecimento do bloco Europeu em termos militares e políticos, para fazer face ao aparecimento dos regimes autoritários em maior número e força.
Que Deus nos proteja !
Sem comentários:
Enviar um comentário