Os sinais já lá estavam na quando do seu primeiro mandato. O imenso roll de disparates que proferia reiteradamente; o início da perseguição à imprensa com o chavão das "Fake News"; o desprezo e falta de respeito a quem e como se dirige.
O pesadelo veio com a sua reeleição. Não aparecerão somente tiques de ditador, mas sim ações concretas nesse sentido. Afastar da orla do poder todos aqueles que não concordam com ele. Perseguir a imprensa que critica as sua políticas; tornar os órgãos de poder sobre a sua tutela, nomeadamente o Supremo Tribunal Federal. Só lhe falta mudar a Constituição de forma a poder tornar a ser reeleito e se eternizar no poder. Não falta muito. Controla A Câmara dos Representantes; o Senado e já em parte o Supremo Tribunal. Em breve irá começar a reprimir as manifestações, e a prender os que lhe fazem oposição.
A forma como tem gerido o dossier Ucrânia, nomeadamente o processo negocial, é tudo menos negocial. É tudo aquilo que não se deve fazer. Não destrunfou o adversário. Antes pelo contrário, mostrou-lhe o jogo todo. Como é possível este comportamento, com uma Europa atónita, e ainda a não se aperceber do que está acontecendo. Quer entregar a Ucrânia aos Russos !
Dunning Kruger poderia explicar melhor. Donald Trump sofre deste problema psíquico, ou seja de um viés cognitivo que o leva a sobrestimar as suas competências, mesmo quando não percebe nada do assunto. Este tipo de indivíduos quanto menos sabem, mais pensam que sabem . São os ignorantes confiantes. Pode levá-los a tomar más decisões para a qual não são aptos, ou se envolver em comportamentos perigosos por não terem consciência de que lhes faltam as habilidades necessárias. É contrário à verdade de Sócrates que afirmava: Quanto mais sei, sei que nada sei!
Este síndroma numa pessoa com tanto poder como Donald Trump é perigosíssimo, pois pode causar danos à América e ao mundo irreversíveis, ou que demorem muito a corrigir.
DonalD Trum, para além de sofrer deste Síndroma, é narcisico e psicopata Social.
O mundo está em perigo novamente !
Sem comentários:
Enviar um comentário