quinta-feira, 16 de outubro de 2025

PAZ EM GAZA


 

Já ouvi dizer que no território de Gaza existem centenas de Km de túneis. Um diparate. Como sabem? foram lá medir ? Ou foi a credivél organização do Hamas que disse? O último valor foi de 800 kilómetros de tuneis. Se assim fosse era um autêntico formigueiro. Sabemos que o dinheiro que a Europa e os Árabes enviaram ao longo dos anos para Gaza, e especialmente até 7 de Outubro de 2023 foi tudo menos para a reconstrução e criação de infraestruturas. Foi para armamento e construção de túneis. 

Não acredito que este plano de Donald Trump chegue a lado nenhum. Desarmar o Hamas é tarefa impossível. Só derrotado militarmente. Mas como derrotar estes fanáticos, quando os mesmos se escudam nos civis. Com a prerrogativa do martírio, ou seja a morte pela como salvação da alma, com a recepção de 7 virgens à chegada. Já estão em rédea livre outra vez. Não tarda estão a mandar rockets para Israel

Como vencer estes fanáticos sem efetuar um morticínio ?. Impossível! Nunca se conseguiu defintivamente a paz, porque dos dois lados existem radicais. Sáo se consegue a paz, através da derrota de uma das partes. Estamos neste momento na melhor situação alguma vez obtida por Israel.

Se olharmos para o mapa, verificamos que dentro do território de Israel, nomeadamente a Cijordânea, na forma que atualmente está, não tem condições (e duvido que alguma vez terá) de se constituir algum estado.

Ainda me custa a acreditar como foi possível que tantos países aceitassem os termos do acordo de paz para Gaza. Ele está deveras inclinado para Israel. Entrega dos refens e desarmamento do Hamas. Não vão desarmar! Resultado; novamente para a guerra!. Mas estes senhores do Médio Oriente não sabiam disso? A Turquia, o Catar não sabiam que o seu proxis nunca ira como um cordeirinho entregar as armas e aceitar integrar uma força qualquer de estabilização comandada por não sei quem..?.

O que dirão em off, os dirigentes Turcos e do Catar ? Eu vou adivinhar. "Acordamos este cessar fogo, dizemos que sim ao desarmamento, mas nunca o vamos fazer. O nosso proxis respira com o cessar fogo, controlando novamente a gestão do território,  acabando com os grupos rivais, e tomamos novamente rédeas de Gaza. Israel como está  isolado mundialmente, vai ter dificuldade em voltar a bombardear Gaza, pois vai retirar os louros ao Ufano Donald Trump e ele não vai querer."

Voltamos a mais do mesmo!

Como dizia Jesus Cristo: Pobre Jerusalém !

Sem comentários:

ELEIÇÕES BENFICA

  Se olhar para os principais candidatos às eleições do Benfica, vejo; um Rui Costa que teve a Sorte de ser um grande jogador de futebol, um...