sexta-feira, 10 de maio de 2013

RESULTADOS NEGATIVOS DA BANCA


Aquando a comunicação do 1º ministro Paços Coelho ao País no passado dia 3 de Maio, sobre as novas medidas de austeridade, para compensar as perdas decorrentes do chumbo do Tribunal Constitucional, não estava à espera que passadas 24 h, Paulo Portas, viesse anunciar em sentido contrário, algumas dessas medidas, e nomeadamente as que incidem sobre os cortes nos reformados.
Quer tenham sido ou não, os termos da comunicação combinados dentro do próprio Conselho de Ministros, uma coisa é certa; as medidas que o governo do lado do PSD quer implementar, encontram do lado do CDS PP um obstáculo.

Concluo-o o seguinte:

1º  as dificuldades no corte na despesa na parte dos mesmos do costume, começa a esgotar-se. E ainda bem !
2º  a Trioka, continua a pressionar, para criarem alternativas que compensem a perda por parte do chumbo do Tribunal Constitucional. E ainda bem !
3º  perante o esgotamento de alternativas, resta começarem a olhar verdadeiramente e com coragem, para os intocáveis do costume. E ainda bem !
4º os intocáveis estão a tremer. E ainda bem !

Notícias de ontem nos jornais. " A Banca apresenta prejuízos; encerra balcões; despede pessoas... "

Estranho, não acham ? Quanto a mim a Banca, começa a jogar à defesa. A preparar o choradinho, para que caso as propostas que o PS diz que irá tomar caso vá para o governo, nomeadamente na taxação das PPP (onde a banca está metida a fundo), venham a tomar eco por parte do governo, e então chorem baba e ranho, de que estão descapitalizadas, e impossibilitadas de contribuir para o ajustamento pois sendo taxados os lucrozinhos de uma forma tão injusta, podem por em perigo o financiamento da economia. Nada mais falso.

Não esquecer, que muitos comentadores, (e os Portugueses em geral) e nomeadamente Ferreira Leite, acha estranho, as medidas pífias que tem incidido até agora sobre as PPP e nada mais venha a lume nesse sentido. Eu não acho estranho, porque muitos daqueles que estão sentados na Assembleia da República, trabalham nas muitas horas vagas que dispõem como consultores económicos e jurídicos na Banca. Exemplo: Miguel Frasquilho.

Esta análise é pessoal. Mas caso tenha razão, fico muito contente de a Banca estar a começar a tremer de medo.

Post Scriptum. 

Os resultados contabilísticos, para quem está dentro do universo empresarial, sabe bem que há muitas formas de poderem ser apresentados (manipulados), dependendo de quem os vai analisar. A banca terá decerto especialistas nessas áreas.

Sem comentários:

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2025

 Nunca tinha assistido, nem dado tanta atenção à nomeação do Nobel da Paz como este ano.  Como é possível um tal nível de narcicismo ser det...