segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PEDAÇOS DE 2012


VITOR GASPAR
Desvio ........ colossal, é concerteza o desvio do Pib estimado para o valor que se irá verificar.
Amado por uns; odiado por outros, é o rosto do ajustamento e da austeridade. Por mais que os românticos do regime clamem por políticas de crescimento e emprego, não há --como diz o prof. César da Neves-- almoços grátis. Políticas  expansionistas para estimular o crescimento e o emprego seriam o aconselhável numa altura de recessão,  mas essas românticos esquecem-se que a Dívida .....colossal não nos dá margem de manobra.  É um fardo demasiado pesado que nos vai fazer caminhar devagar durante longa viagem.   Não admira que Vitor Gaspar ache os Portugueses:      

"..o melhor povo do mundo.."

PAÇOS COELHO
O homem até fala bem, especialmente quando se refere a generalidades. Porque quando começa a escarafunchar lá sai disparate. Ou porque somos piegas! ou porque a emigração é uma boa solução para os desempregados; a tsu, ou a retoma vêm já em 2013 etc.  Este governo devia arranjar um tipo do género ministro da propaganda de Sadam Hussein. O Al-Sahaf, que com as bombas quase a caírem-lhe em cima, não se estava a passar nada.
Falando sério. Mesmo a governar mal com as privatizações, com as excepções, este governo tem uma direcção. Uma ideologia. A ideologia do ajustamento a todo o custo. Prefiro um governante que governe, mesmo  mal, do que um que não governe de todo. E o que temos tido é um conjunto de governantes nos últimos anos que fazem tudo menos governar. Ou melhor ! governam-se a eles.

TROIKA
Bendita Troika ! se não fosse este triunvirato, tudo na mesma como a lesma. Era o dolce fare niente. Promessas reformistas para aqui, mais promessas reformistas para ali, mais cedência ao sindicato daqui, e mais cedência ao sindicato dali. Com uma moedinha boa !boa !boa ! mais forte que o dollar, e com os ordenadinhos bons ! bons ! bons ! era a entrada no céu sem passar pelo purgatório.
Mas como dizia o já falecido Hernâni Lopes " ...os ajustamentos macro económicos são sempre feitos, e quando não na devida altura, sempre com mais dor.."

TSU
Os Românticos do regime continuam a clamar vitória para si e apontar derrota para o governo, porque este deixou cair a medida TSU. Pior a emenda que o soneto. Foram-nos ao bolso na mesma. Só que agora, em vez do dinheiro ir para os patrões vai para os vilões do governo que pior sabem dar-lhe destino. Cá para mim preferia que ficasse mais ao pé de mim. Ao menos ainda poderia, com mais ou menos certeza beneficiar algum de nós. Agora não, não sei para onde vai. Talvez para pagar juros usurários a esses chamados mercados financeiros.

15 DE SETEMBRO
Foi o chamado reflexo condicionado de Pavlov. Tocou a campainha da TSU e saiu tudo à rua. Digo tudo não no sentido lato, mas os que saíram atravessavam transversalmente a sociedade portuguesa. Não eram os mesmos do costume. Havia caras novas e mais bem "lavadinhas". Com o assalto do irs, ficou tudo em casa ?!?!

MIGUEL RELVAS vs ARTUR BATISTA DA SILVA

Qual a diferença entre Artur Batista da Silva e Miguel Relvas ? Vejamos.
Artur Batista da Silva inventou uma Universidade para tirar uma licenciatura. Miguel Relvas arranjou uma Universidade para inventar uma licenciatura.
A distância entre o mundo real e a verborreia discursiva permite tanto  um charlatão passar por comentador, como a um aldrabão chegar ao governo.
As semelhanças entre eles são maiores que as diferenças. A verborreia abunda na  comunicação social, onde se confunde  a ficção com a realidade.

PRIVATIZAÇÕES
Privatizar o que quer que seja, que do ponto de vista económico seja rentável, ou com potencial de elevada rendabilidade, é uma estupidez de grande monta.

Dou mesmo o recado ao dr. António Borges, que pensar sequer nessa possibilidade é razão para o chumbar no 1º ano do curso de economia/gestão na mais rasca universidade.

Imagine o leitor que têm uma holding com uma dívida colossal, e que o agrupamento não consegue gerar cashs flows globais para amortizar a dívida nem sequer os juros. Solução Ferreira Leite - Durão Barroso - Bancarrota Sócrates e Vitor Gaspar: vender as empresas da holding que lhe proporcionam mais lucro para amortizar a dívida. Estúpido não é ?
Um empresário com que se dignasse chamar de tal, o que faria numa situação dessas, seria reestruturar as empresas que lhe dão prejuízo, ou mesmo vendê-las e depois renegociar a dívida, de forma a que os cashs flows gerados pela holding das empresas que dão lucro, consigam servir a dívida e cobrir os custos fixos. Mas não !

No nosso amado país, nas mãos destes últimos ministros das finanças; Ferreira Leite, Teixeira dos Santos e agora Vitor Gaspar, não se tem feito outra coisa senão vender o que é bom (Edp ; Petrogal; PT; Brisa; REN; ANA etc. etc..).
Argumento: gerar receitas extra ordinárias para fazer cumprir o deficit. Muito bem do ponto de vista financeiro! Mas do ponto de vista económico ? Uma burrice ! E para o exercício seguinte ? Não há ! Não há dineiro tá claro ! Se já não têm coisa boa para vender, nem coisa boa para gerar receitas o que vão fazer para o arranjar ? Adivinhem que é muito difícil ! Cobrar mais impostos aos desgraçados. Sim aos desgraçados, porque os outros foram, os que fizeram excelentes negócios com o estado estão numa boa. Numa muito boa ! Vendemos o chu chu e ficamos com o osso. O que dá prejuizo ! CP; Soflusa; Transtejo; Carris etc. etc. Esta gente vê-se mesmo que nunca geriu uma empresa............Estamos entregues ao diabo.

2013
Como dizia Fernando Ulrich à pergunta "O país aguenta mais austeridade ? ... Ai aguenta, aguenta !"
  • Desemprego 20 %
  • Grande manifestação
  • Déficit - 7 %
  • Governo não cai " Aguenta , aguenta !"
Como dizia Pinheiro de Azevedo " O povo é sereno..o povo é sereno.. é só fumaça.!....."

Vamos lá ver até quando....
Não é que o sacana do ano novo tem o nº 13. Aguenta ! Aguenta ..!

Sem comentários:

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2025

 Nunca tinha assistido, nem dado tanta atenção à nomeação do Nobel da Paz como este ano.  Como é possível um tal nível de narcicismo ser det...