segunda-feira, 7 de maio de 2012

ESTADO DE GUERRA

Existem várias interpretações para explicar o que aconteceu na cadeia de supermercados Pingo Doce no dia 1º de Maio. Em primeiro lugar foi a expressão de um comportamento racional de uma sociedade altamente consumista como é a nossa. Isto  não acontece só cá; acontece também  noutros países aquando da abertura da época de saldos, e onde centenas de pessoas protagonizam cenas de autêntico atropelamento e às vezes pugilato às portas das lojas das grandes superfícies. Quem não viu também centenas senão milhares de jovens a dormirem em fila às portas das lojas Apple para serem os primeiros a adquirir a nova versão do ipod ou do ipad ? Como será o comportamento destes jovens no futuro em função de outras campanhas ? Não serão muito diferentes daquilo que vimos nas nossas televisões no dia 1º de maio. É uma questão de timming,  volume e intensidade.
Apesar de ser um comportamento "racional", ou até mesmo Pavloviano, as motivações deste enorme aglomerado de pessoas a reagirem  tão fortemente ao estímulo  baixa de preços,  são de vária ordem. Necessidade é um facto! Numa altura de tão elevada perda de rendimentos e de tanto desemprego, esta ida desenfriada às lojas Pingo não é de  estranhar. Só poderá sê-lo para quem ande distraído. Mas não só. Estavam também muitos a comprar por puro oportunismo, mesmo para adquirirem para revenda. Outros como já mencionado atrás, por puro impulso de oportunidade. Compram sem precisar. Porque é mais barato. Até eu, se não fosse o facto de  estar tanta gente e eventualmente tanto tempo para sair, teria com certeza ido, mais que não fosse comprar umas garrafinhas de bom vinho, aproveitando fazer mais algumas comprinhas mais em conta. Mas será que não são os ricos que mais e melhor regateiam o preço ? Eu acho que sim ! O dinheiro está com eles por alguma razão. O dinheiro nunca gostou de quem não gosta dele.
Qual o papel do promotor no meio disto tudo. Julgo que não esperavam tal fluxo de gente. Contudo as perdas com esta campanha, são compensadas no médio prazo com o impacto publicitário que estas tiveram na população através dos media. Haverá também con certeza, uma transferência de clientes de outras grandes superfícies para o Pingo Doce, já que muitos dos que se deslocaram lá, até acharam que foi uma obra de caridade tal abaixamento de preços. Ficaram enormemente gratos ao promotor, chegando mesmo a aconselhar Passos Coelho a tomar semelhante atitude para com os portugueses.
A comunicação social fez tanto alarido porquê ? Não é algo que já não soubéssemos ? Então estamos na bancarrota porquê ? Não nos comportamos todos da mesma maneira ? Não estamos todos ou quase todos endividados ? Não estamos é todos sujeitos a estar na tanto tempo na fila à espera para pagar, nem para estar sujeitos a tanta algazarra; mas no fundo todos ou quase todos tiveram alguma pena de lá não poderem ter ido, mais que não fosse para trazer um daqueles vinhos a metade do preço......

Sem comentários:

PRESIDÊNCIA DA RÉPUBLICA

  O nosso sistema político é Parlamentar, não presidencialista, logo os poderes do Presidente da República são limitados à sua esfera de inf...