Notícias hoje de manhã. ..Os credores da Grécia perdoaram cerca de 80 da sua dívida......
Escrevi no passado dia 4 do corrente no artigo titulado "CONVERSAS DE CORREDOR" o seguinte:
------------------------------------------------------------------------------------
.....Pela experiência que tenho ao observar a vida dos incumpridores, estes tem sempre alguém que cuide deles. Como já lhe tinha dito, esta gente anda alcoolizada, e como diz o ditado " ao menino e ao borracho põe nosso senhor a mão por baixo ". Há sempre alguém com pena deles. É que de facto a nossa melhor arma é a dívida colossal. Portanto, tratem-nos bem. Sr Germano, viver não custa, o que custa é saber viver./
Também no passado dia 4 de Fevereiro, escrevi num artigo titulado "O VELHO O RAPAZ E O BURRO" o seguinte:
.... Citando mais uma vez Maynard Keynes, " Se deveres um euro tens um problema, se deveres um milhão o credor têm um problema" Uma dívida muito alta, dá-nos um forte poder negocial. Os credores querem é que lhes paguemos. Entenderam. Não tenham medo. Não seja cordeirinhos muito bem comportados. Não é mal nenhum pedir a renegociação. Como já escrevi, é uma questão de bom senso./
-------------------------------------------------------------------------------------------
Mais depressa não podia ser. A dívida Grega é tão colossal, que o seu pagamento era impossível. Ou punham a Grécia fora do €uro, ou teriam que lhes perdoar a dívida.
Uma questão aos portugueses se levanta. Valerá a pena estes sacrifícios todos ? Julgo que não. Sermos bem comportados vai-nos dar mais credibilidade ? Claro que vai ! Vai modificar alguma coisa na opinião das elites Europeias do norte da Europa sobre Portugal e os restantes países PIGE ? Não ! Vamos ser sempre conotados como países menores ! Porque de facto somos menores económicamente. Vamos adoptar o perfil de pobrezinhos mas honrados. Não ! QUE SE LIXE A DÍVIDA. Que fiscalizem daqui para a frente a pandilha dos governantes nacionais e europeus (porque são de facto farinha do mesmo saco), e não finaciem a banca portuguesa e dos seus congéneres como financiaram (pois também vos interessava não foi ? --(não pensavam era que isto falisse !)-- ) e não permitam realmente o endividamento excessivo dos países, fazendo cumprir o que estava pervisto no tratado de Maastricht, agora melhor temperado no último Concelho Europeu com a inscrição normativa ou constitucional de regras para o déficite e a dívida.
Vocês Alemães e respectivos mercados, movidos pela ganância, também nunca pensaram que isto chegasse a este ponto, não foi ? Agora coloquem lá a palavra PERDÃO no vosso dicionário. Doi não doi ? Estavam já a fazer projectos megalómanos com a usura a estes países mais fracos económicamente. Pensavam que o €uro era porto seguro, e que a amizade europeia iria salvar os vossos investimentos a todo custo. Bem tentaram, mas o tiro saiu-vos pela colatra. Bem feita ! O rebentar do euro é bem pior não é ? Se não conseguem pagar em euros, imaginem em drácmas ou escudos! Agora bebam do vosso próprio veneno. Eh ! Eh! Eh!
Não pagamos ! não Pagamos !... Não pagamos, não pagamos ! Não pagamos....... Não pagamos, não pagamos, Não pagamos não pagamos !................................ Não pagamos..
Sem comentários:
Enviar um comentário