Mas hoje em dia " O que pareçe não é " Senão vejamos este "case study " de Imagem e publicidade. O caso Paulo Futre. Passaria despercebido com certeza na campanha de Dias Ferreira à Presidência do Sporting, não fosse o facto da cartada de Dias Ferreira em apresentar as suas propostas de relançamento económico financeiro do Sporting, feitas em conferência de imprensa por Paulo Futre, não tivesse redundado numa comunicação de entusiasmo emocional com a proposta do chinês. Trata-se mais uma vez de um caso em que a forma se sobrepõe a substância. Tivesse Paulo Futre feito um discurso mais substantivo; mais bem elaborado em termos comunicacionais; mais pausado, com uma dicção mais bem marcada, não teria com certeza tido o efeito mediático que teve. Já toda a gente se tinha esquecido do candidato derrotado e do seu trunfo eleitoral. Eu pessoalmente quando ouvi pela primeira vez o discurso, nem percebi o que ele estava para ali a dizer. O chinés ; o sponsor ; voo charters etc... O que passou em primeira mão para a comunicação social foi a forma como ele falava, não o conteúdo da mensagem. O entusiasmo, a emoção, a expressão e a gesticulação foram a mensagem. O conteúdo, só depois, numa segunda fase foi analisado. Não acredito, mesmo que muitos clubes tenham determinados jogadores como factores de publicidade, casos David Beckham que fosse agora o Paulo Futre a descobrir tal factor de marketing. Paulo Futre, reflecte mais uma vez para aqueles que estão atentos aos fenómenos da publicidade, que ao contrário daquilo que escrevi no artigo anterior, sobre a imagens e a conduta dos responsáveis políticos, não é necessário sê-lo, basta parecê-lo.
Paulo Futre, após aquela engraçada conferência de impressa não pararam de chover convites. Faz outdoors, video-clips, e agora está como residente num programa da TVI. Conteúdo não deve ter muito. Têm com certeza boa imagem, mas acima de tudo muita alma e emoção.
Sem comentários:
Enviar um comentário