quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MÁFIA III


Aprenda com a Máfia "Louis Ferrante" 
Última parte

Saber controlar a ambição
Não é nos extremos que reside a força humana, é sim em evitá-los. "Ralph Waldo Emerson"
Gambino reparou que os tempos tinham mudado. Mafiosos mais novos desrespeitavam as regras e destruíam famílias vendendo droga
Bruno transpirava poder, mas também reconhecia que com ele advinham as responsabilidades...conhecia os seus limites. Sabia quando devia insistir e quando recuar.
Tanto Augusto como Gambino sabiam moderar a sua ambição.
Gerir um império, uma família mafiosa, ou uma empresa, é como guiar um automóvel: é preciso saber acelerar mas também travar.
Senhor, se há algo que um homem de sucesso deve saber é quando parar.

Amigos ou inimigos ?  São apenas negócios.
Dizer não a um amigo pode ser extremamente difícil, mas na Máfia é quase sempre o nosso melhor amigo que nos mata. Por vezes atraiçoa-nos. Noutras vezes prime o gatilho.
Deus nos proteja dos nossos amigos. Com os nossos inimigos podemos nós bem.
Quantas vezes na vida um amigo nos pediu para fazermos algo que não queríamos fazer, mas sentiram-se incapazes de recusar ? É normalmente esse amigo que nos derruba. Mas um verdadeiro amigo nunca vos porá intencionalmente em perigo. Se o fizer será a altura de questionarem essa amizade.
Por vezes é necessário dizer não. São apenas negócios.

Cortar nas despesas  - a Máfia gasta pouquíssimo em material de escritório 
Fui ao escritório de Larry, quando ele alegou que não tinha dinheiro para me pagar. Usava sapatos de pele de cobra, no pulso um relógio Bulgari e fumava charuto. Tinha uma televisão gigante dependurada . No resto das dependência andavam pelo menos cinquenta empregados.
Tretas exclamei eu.  Quero a porra do meu dinheiro.
O contabilista de facto confirmou que não aldrabava as contas.
Está a fazer-se passar por importante.
Tem um armazém com três mil metros quadrados quando só precisa de metade. Dez vendedores conseguem dar conta do recado, e ele tem cinquenta. Tem 4 automóveis vistosos alugados.
Louis, ele esbanja dinheiro a torto e direito. Podia gerir o negócio a partir de uma garagem, e reduzir os custos para mais de metade. Os empregados roubam artigos de escritório e papel higiénico.
Paguei ao contabilista e dei ao Larry três meses para por a loja em ordem. Ele assim fez, e o dinheiro começou de novo a entrar.
Temos sempre o que merecemos, por vezes de forma irónica.

A política da porta aberta
Ele age como um político todos os dias do ano e o quartel general exibe a inscrição: porta aberta.
Se o patrão está sempre disponível, poderão interrogar-se sobre como consegue fazer alguma coisa.
Qualquer pessoa que não esteja na tua lista de imbecis deverá ter acesso ao vosso escritório.
O chefe que feche a porta aos seus empregados amarra as suas próprias mãos. Se alguém controlar a informação que vos chega às mãos, então esse alguém controla-vos
A política de porta aberta permite-vos contemplar todo o escritório. Nada vos escapará, e essa é a melhor forma de controlar constantemente os empregados.

O valor das interrupções. Não me chateiem
Uma breve distracção é semelhante a dormir sobre um problema, e acordar com uma solução. Compreendi então que as interrupções são parte integrante do nosso mundo perfeito.
Beneficiei ainda de outra forma com as interrupções desejadas: quanto mais vislumbres tinha de personalidades diferentes, melhor compreendia a natureza humana.  E quanto melhor compreendemos a natureza humana mais hipóteses temos de ser bem sucedidos.
Ainda mais importante: consegui ajudar imensa gente. Também vocês o podem fazer.

Planear atempadamente. Planos de contingência
A Máfia é exímia a antecipar problemas. Como a maioria dos mafiosos eu achava que nunca ia para a cadeia. Achava-me demasiado esperto para ser apanhado. Ainda assim estava pronto para qualquer eventualidade. Se fosse preso o meu prima arranjaria dinheiro para fiança. Frank juntaria todos os meus registos automóveis em nomes falsos e vendê-los antes do confisco. Johnny deveria guardar as minhas jóias..etc.etc.. Preparem-se para os piores cenários que poderão encontrar. Façam planos de contingência atempadamente.

Detectar novos negócios. Visão lateral
Em 1848 na famosa corrida ao ouro todos sonhavam com a riqueza. Poucos conseguiram. Ao contrário desses sonhadores Strauss detectou um verdadeiro filão. Dos milhares de garimpeiros que chegavam na procura de ouro, precisavam de coisas básicas para viver e trabalhar: comida, roupa pás, picaretas, panelas, calças etc. Strauss abriu uma loja em S. Francisco e vendia todos os artigos que os garimpeiros podiam precisar. Uma autêntica mina de ouro. As calças de ganga que produziu continuam a ser usadas nos dias de hoje.

Pagar devidamente ao fisco
A Máfia pode matar-vos, mas o fisco tortura-vos sem vos deixar morrer. Até mesmo os mafiosos inteligentes, que são especialistas em bater o sistema, não brincam com o Tio Sam.

Administrar crises
Quando despontar uma crise, ajam rápido, nomeiem um relações públicas capaz de transmitir a mensagem adequada e sejam agressivos nos vossos esforços diplomáticos. Quer estejam a lidar com o público ou com empregados, negoceiem favores para ganhar apoio. As crises não se resolvem por si próprias.

O poder das elites restritas
O Rao's é um restaurante pequeno com apenas dez mesas. Ao fomentar a dificuldade de acesso o restaurante conseguiu transpor o conceito de uma elite restrita - todos estão mortinhos por entrar, até mesmo os mafiosos que não o conseguem fazer.
Não é a toa que não nos deixam entrar. Não se importam sequer se algum dia o conseguiremos ou não fazer. Têm de manter a exclusividade, senão tudo descamba
Podem ser criativos ao estabelecerem uma pequena elite, transformando um mero artifício em lucros avultados. Mas mantenham a honestidade e assegurem-se de que serve um propósito genuíno.

Contratar o melhor sem preconceitos
Capone iniciou uma tradição liberal na Máfia de Chicago que permitiu a entrada de judeus, gregos, negros e até mesmo um gaulés na organização, e todos eles provaram ser muito lucrativos.
Os progressistas liderados por Luciano advogavam que os preconceitos raciais e religiosos eram fruto da ignorância, negando à Máfia centenas de homens talentosos.
As mulheres tornaram-se gerentes dos clãs, empreendedoras e guarda costas. Eram melhores nos negócios, menos obcecadas com ostensivas demonstrações de poder e menos propensas a conflitos.

Hospitalidade. Dar e receber
O seu carácter e modos tornavam o seu poder odioso. -Plutarco-
Quando forem patrões, as pessoas farão de tudo para serem hospitaleiras. Mas não abusem como fez Spera. Apreciem os gestos. E naturalmente retribuam sempre a hospitalidade aos vossos convidados.

Deem gorjetas
Poucos cavaleiros sobrevivem às intrigas da corte de três reis diferentes. Joe não só conseguiu sobreviver como prosperou em cada um deles. Há uma longa lista de características drawinianas  responsáveis pela sobrevivência de Joe. Ser conhecido como o homem mais generoso da Máfia deve ter ajudado.
Marcello patrão da Máfia do Louisiana , deu dez mil dólares à divisão feminina dos escuteiros da América. Pediu-lhes para ficarem de boca fechada. Mas Marcello sabia estratégicamente que não o iam fazer, pois como sabia do ditado, que: "três mantêm segredo se dois estiverem mortos". E de facto a notícia veio a público e imagino que tenha achado benéfico para a sua imagem.
Tenham compaixão de quem nada tem. Tudo o que damos regressa aumentado, protegendo-nos do mal tal como o alho.

Pequenos investimentos. Comam, bebam e sejam produtivos
Serve álcool para os manteres descontraídos. Depois de meia dúzia de copos não se importam de perder as calças. Serve-lhe comida. Uma refeição à borla nunca é gratuita, mas as pessoas não o sabem. " depois dos negócios Marcello providenciava comida e bebida aos devotos"
Meu primo é dono de uma oficina de automóveis, Todas as sextas à tarde encomenda vinte pizas com diferentes recheios. Empunhando uma fatia de piza numa mão e uma chave de fendas noutra, os trabalhadores fazem a festa.
Reuniões de almoço, convites para jantar, aniversários e banquetes, tudo o que fazemos gira à volta da comida. Pensem na miríade de programas televisivos que focam o tema. Alguma vez pensaram quanto deste mundo é moldado em restaurantes ?
Sigmund Freud achava que o comportamento humano era movido por o que ele designava de "instintos primordiais". Segundo ele o instinto mais forte é procurar comida. Se ajudarmos os outros a alcança-la, seremos o manda-chuva
Pelo menos uma vez por semana, todos os mafiosos que se prezam dão uma jantarada no seu clube. Eles estão a comprar lealdade com comida. Muitas vezes o caminho para o coração dos outros é através do estômago.

O patrão põe as mãos na massa. Esta noite vou convosco 
Mas podia ter dado para para qualquer lado, pois os soldados estão sempre dispostos a dar as suas vidas pelos patrões que metem as mãos na massa.
Analogamente, os empregados estão dispostos a trabalhar com maior afinco e mais horas para um chefe que não se escusa ao trabalho. Saiam do escritório. Conheçam as pessoas. Visitem as lojas, os armazéns,a zona de remessas e as linhas de montagem. Apertem a mão aos caixas e condutores de camiões. Vistam umas calças de ganga e sujem-nas.
Tal como Persico e Orena, os arquirivais Napoleão Bonaparte e o Duque de Wellington eram patrões que punham as mãos na massa. Wellington reconheceu o valor do Pequeno Corso no campo de batalha, ao afirmar: a sua presença no campo de batalha valia quarenta mil homens.

Antevisão. Os valentões têm bolas de aço, os espertos bolas de cristal
Trafficante mudou a sua base de operações de Tampa para Miami, posicionando-se onde imaginava que irai aparecer o próximo surto de crescimento económico. Anteviu também o aumento do numero de reformados dos estados do Norte da Florida para aliviar os artríticos ossos.
Os melhores patrões da Máfia têm-na. Pensar antes dos outros é pensar melhor que os outros.

Não subestimem o adversário
Como consegue um imigrante Russo que vive em Brighton Beach adquirir uma mina de diamantes em África -Através de uma rede de contactos.
Antes do ataque Japonés a Pearl Harbour, os Japoneses achavam que os americanos estavam gordos e fracos, e incapazes de defender convenientemente o seu país. Puro engano.

Neutralizar potenciais adversários
Durante grande parte da sua vida exibiu a rara capacidade de usar a razão em vez da arma e nunca enganou os seus parceiros criminais. "Há que chegue para todos" era o mote  de Torrio.
Torrio tinha queda para a organização e sabia transformar bandidos em empresários. Um deles era Capone. Quando se apercebeu da esperteza de Capone, o que as uma das regras habituais mafiosas  aconselhava ,era despachá-lo, pois caso não o fizesse era despachado por ele. Mas Torrio não o fez, pois sabia que Capone lhe valia mais vivo que morto. O que fez então ? Uma proposta irrecusável. Uma sociedade. Pode parecer que estava a abdicar de algo. Mas não. Neutralizando um potencial adversário, e expandindo as suas operações. Após inúmeros anos de sucesso juntos, reformou-se deixando Capone alendária cidade Ventosa

Não deixem as opiniões restringir os lucros.
A lógica do empreendedorismo criminal, dos patrões, coincide com o mais agressivo dos neo-liberalismos. As regras, ditadas ou impostas, são as dos negócios, do lucro e da vitória sobre a concorrência. Nada mais interessa. Nada mais existe.
Se querem consertar o mundo e estiverem a planear eliminar todas as pessoas que não concordam com as vossas ideias acerca do que é certo ou errado, irão acima de tudo, prejudicar-se a vós próprios. Se perdem algumas horas de sono a pensar nas personagens com quem negoceiam, doam uma parte dos vossos lucros para melhorar o mundo.
Heródoto baseado no inquérito de Dário, concluiu que as sociedades têm costumes diversos, inferindo assim que os conceitos de certo ou errado são subjectivos.

Escolher o consigliere
Nos negócios é necessário ter um bom consigliere, alguém da vossa confiança que vos possa aconselhar de forma sábia. Essa pessoa deverá torcer pelo vosso sucesso, não estando, no entanto ligada aos vossos negócios, conseguindo assim ver a realidade de forma clara. Uma esposa , um mentor, um irmão. Escolham alguém de confiança e terão uma excelente fonte de conselhos sempre que precisem.

Não acreditem em promoções
Frankie pediu dinheiro emprestado para fazer rapidamente o negócio. Dez minutos depois de fazer o negócio, Frankie estava sentado em casa interrogando-se sobre o que fazer com cinco quilos de óregãos compactados. Fora enganado. E nunca mais tornou a ver os tipos.
Frankie disse-me que nesse dia aprendera duas valiosas lições: nunca se precipitem em relação a nada, e nunca deixem ninguém pressionar-vos, nem nunca comprem nada somente porque os outros parecem estar interessados.

Tenham um informante. Estar à frente da concorrência.
Se uma companhia tem quinhentos empregados, metade está aberta a revelar informações confidenciais.

Quanto fazia assaltos, as minhas melhores dicas vinham de empregados absolutamente normais, um rapaz ou rapariga que trabalhava na instituição e que tinha acesso a informação inestimável.
Todas as empresas têm uma certa percentagem de pessoas dispostas a falar.
As pessoas são solidárias e muitas estão descontentes com as empresas em que trabalham. Cervejas, vinho ou um coktail desatarraxam-lhes as línguas, mas a maioria falará desde que estejam dispostas a ouvi-las.

Disponham sempre de recursos
A caprichosa vivência das ruas inculca nos mafiosas a dura verdade de que os rendimentos de hoje, por mais seguros que pareçam, podem acabar amanhã.
Quando um mafioso se aventura no mundo dos negócios, leva consigo essa mentalidade de liquidez financeira. Enfiado num escritório, dá por si a manusear telefonemas, clientes, cartões de crédito, apólices de seguro, ações, títulos, contas bancárias . Mas podem crer que nunca esquecer esquece como fazem tantos empresários., que a liquidez financeira deve ser sempre a sua principal preocupação.
Durante a última recessão económica, as empresas que tinham grandes reservas de dinheiro conseguiram sobreviver. O mesmo se passou com a Máfia e sem resgates.

A pobreza é uma chatice
Se se transformarem em pessoas importantes e esquecerem as vossas origens todo o vosso passado passa a ser inútil.
Um l´der disposto a enfrentar os problemas de frente, reduzir o seu próprio salário e sacrificar o seu tempo e energia é um líder que vale a pena seguir.
A pobreza nem sempre é uma contrariedade. Caso se recordem de como era, essa memória ajudar-vos-á a ultrapassar os piores tempos.

Quando concessionar o negócio
Pelas mesmas razões, a pastelaria da Tia Mary poderá transformar-se num Starbucks.

É bom ser rei, mas ninguém está acima da lei.
..Se infringires as regras acabas num caixote do lixo, Se eu infringir as regras acabo num caixote do lixo..
Eu gostava de contrabandear álcool para Dean. Ele pagava bem. Nunca roubava os motoristas. Acreditava de facto em tratar bem a sua gente.

Restrinjam-se ao que sabem
Bobby aventurou-se numa área totalmente desconhecida. Quantos empresários ricos não pensamque a sua riqueza se traduz em sabedoria, acreditando que podem dominar qualquer área e viver qualquer fantasia ? O erro de Bobby não é único: é um erro que se repete continuamente. Bobby também arrastou consigo a família e os funcionários

Os perigos do nepotismo
Marco Aurélio foi um grande imperador, mas tal não significa que o filho fosse
O verdadeiro Marco Aurélio mantinha um diário a que agora chamamos Meditações e serve de guia prático para viver num mundo enlouquecido. Embora seja muito antigo, o livro aplica-se prefeitamente ao presente, pois, tal como a natureza humana é constante
Ainda assim, se acharem que o vosso filho pode gerir o vosso negócio, e estiverem dispostos a submetê-los às tensões de liderança, apostem em força. Mas tal como Provenzano, decidam com a cabeça e não com o coração.

Cuidado com a húbris
Para além de tudo, o que os Gregos nos ensinaram, salientaram a propensão do homem bem sucedido para a lisonja. Tendo alcançado a fortuna e poder, lideres das mais diversas origens sociais exibem com frequência um orgulho e uma arrogância desmesurados. Convencidos do seu brilhantismo, ignoram conselhos racionais ou recusam-nos sumariamente.
Caso alcancem o topo, aviso-vos já que aí que terão de confrontar o mais formidável dos adversários: vós próprios.
Traço três exemplos de três lideres que sofreram da húbris.
"O império dos mil anos" -> Hitler durou 12 anos e a sua nação foi destruída juntamente com ele.
"Isto vai ser uma Cosa Nostra até eu morrer, seja daqui a uma hora, hoje à noite, ou daqui a cem anos.
Gotti ficou de patas para o ar em menos de dois anos após uma escuta ter sido gravada pelo FBI
O director executivo  da Enron, Kenneth Lay, enviou um e-mail aos seus colaboradores, afirmando: temos a melhor organização empresarial de toda a América. A Enron, colapsou após quatro meses de ter sido enviado o e-mail. Foi tão rápida e total a destruição, que que os vinte mil empregados tiveram pouco mais de trinta minutos para evacuarem o local de trabalho.
"A arrogância do vosso coração enganou-vos, vós que habitais as escarpas das rochas, e ocupais os cumes das montanha, ainda que façais o ninho no alto como a águia, de lá vos precipitarei, declara o senhor" - Jeremias 49:16
Tenham cuidado com a Húbris. Hitler, Gotti e Lay, todos eles subiram a pulso, mas encadearam-se com o sucesso e sofreram de húbris

Sejam um crepe de piza
Li de facto O Príncipe de Maquiavel, e é desencorajador ver que temos tantos livros de negócios dos dias de hoje se limitam a recauchutar as palavras que Maquiavel escreveu à quinhentos anos, encorajando assim as pessoas a seguirem o caminho errado da vida.
Maquiavel estava certo na avaliação que fez dos defeitos humanos, mas a viagem da vida deverá incluir uma luta diária contra o nosso impulso básico de vencer a todo o custo
Não podemos restringirmo-nos aos nossos instintos primitivos, como Maquiavel sugere. Maquiavel diz-nos para ganharmos e mantermos a supremacia sem olharmos a meios,  pois não há justiça, honra  ou integridade e a moralidade não deverá ter um papel na nossa actuação, a não ser que estejamos a fingir.
Embora as instruções de Maquiavel nos possam ajudar a alcaçar o sucesso nos negócios ou na política, garantem igualmente um falhanço total noutros aspectos da vida, deixando-vos sem amigos, mas com familiares que vos odeiam. Ricos mas pobres. Bem sucedidos mas tristes.. Sociais mas sozinhos. É isto que querem ? Dinheiro e poder a todo custo ?
Um que segui esse caminho disse-me que a imponente posiçao na rua agravava ainda mais a dor da prisão. Tal fez-me recordar uma passagem que li na autobiografia de César, onde ele afirma:
Quando os deuses imortais querem castigar um homem culpado, conferem-lhe muitas vezes mais prosperidade, maior impunidade, simplesmente para que sofra mais quanto a boa sorte acabar.
Confúcio foi um filosofo chinés que aconselhava sabedoria, justiça e moderação. Disse aos lideres para governarem pela virtude e não pela força. A sua filosofia é o completo oposto de Maquiavel.
Garante-vos que poderão seguir Confúcio em detrimento de Maquiavel e ainda assim enriquecer, já que a riqueza sem sabedoria é um verdadeiro desperdício.


Sem comentários:

A NOSSA BANDEIRA VOADORA

  O Pragmatimo dos americanos face um problema de grande magnitude, resolvem-no acabando com o mal pela raiz . Foi o que aconteceu com a cri...