segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MÁFIA II


Aprenda com a Máfia "Louis Ferrante" 
Continuação..

Motivação - Atingir o alvo sem uma arma
" sem visão própria, os homens da minha equipa  precisavam de ser guiados, qual barro mole pronto a ser moldado. Os homens da minha equipa representam a grande maioria dos empregados do mundo.
Poucos homens se preocupam com o que vem a seguir; vivem no presente, sem fazer planos, e estão sempre por um fio. E após cada acção, aguardam por impulsos exteriores.
Com uma liderança forte e uma motivação adequada, poderão galvanizar uma dúzia ou mais de pessoas e transformar a vossa ambição de um cilindro de doze e atravessar qualquer montanha.

A arte do compromisso
" o que quer que tenha acontecido no passado, já terminou. Não deverá haver maus sentimentos entre nós. Caso tenhas perdido alguém nesta contenda, deverás perdoar e esquecer.

Criar laços
" uma dúzia de homens para matar apenas um. Por que razão se transformou este singelo assassinato num assunto de família ? Criar laços. Todos sujam as mãos de sangue.

Não matar uma boa ideia
 Tenho uma ideia ! é a frase que faz com que todos se calem e escutem. Por mais absurdas que as ideias possam parecer, devemos ouvi-las com atenção. De ideias que à priori pareciam absurdas foram determinantes na resolução de grandes conflitos mundiais.
Os soldados e comandantes que exibiram a rara capacidade de pensar fora dos actuais esquemas ditos normais tropeçaram em grandes ideias que inclinaram a balança a seu favor. Pensem e encoragem os outros a pensar. Lembrem-se que uma ideia pode mudar o mundo, e a forma como fazemos negócios.

Apostem alto
A inveja dos senadores, levou-os a fazerem um ultimato a César, para este abdicar do comando e regressar a Roma, ou sofreria as consequências. Se não obedecesse seria condenado à morte, mas se regressasse o senado se encarregaria do sanear. Decidiu lutar , e dissolveu o senado e extinguiu a República. "A sorte está lançada",  foram as palavras de César ao atravessar o Rubicão.
Nenhum de nós gosta de enfrentar riscos, mas se nos fizerem um ultimato insensato, seja ele na nossa vida pessoal ou profissional, a melhor alternativa é apostar alto e esperar a ver o que acontece.

Enterrar o machado de guerra
Os verdadeiros inimigos devem ser derrotados. Mas a verdade é que são pouquíssimos. Normalmente tudo não passa de obstinados orgulhos e de pouca vontade de alcançar compromissos. Na guerra civil americana, após a vitória das forças da União, foi concedido aos Confederados um perdão incondicional. Resultado a América é o que é hoje

Tira-me esta pedra do sapato
É visto como um erro muitíssimo grave um homem honrado continuar a lidar ou mesmo falar com alguém que foi expulso por não ser digno. Pensem seriamente em aceitar de volta o antigo empregado caso tal beneficie o negócio. Na segunda vez poderão ter um empregado que vale por dois.

Não humilhem ninguém publicamente
Lidei com pessoas experientes que me admoestaram em privado, nunca me humilhando diante de terceiros, pude assim aprender as minhas lições sem ser envergonhado.
Se alguém fizer asneira corrijam-no em privado.

Manter-se actualizado
Lido com sites alojados em paraísos fiscais, tenho quarenta pessoas a trabalhar para mim na América Central e nunca lá pus os pés. Esta flash drive tem cá dentro negócios de milhões de dólares.

Modéstia
Antes de ir a tribunal, outro mafioso disse-lhe de forma educada, para se dar por contente caso ganhasse, pois o facto de não ter muitos amigos nas ruas devido à sua vaidade, não o ajudava.
Mas o fulcro da questão é ninguém gostar de pessoas espalhafatosas. À primeira oportunidade, o inimigo liquida-nos sem qualquer espalhafato.
" ....O mafioso tradicional..evitava exibir o seu poder de forma a não provocar inveja nos rivais..."
..Enquanto Cipião seguia em parada, os cidadãos romanos tentavam tocar-lhe, atirando-lhe grinaldas e beijos. Cipião sabia de antemão que tamanha atenção lhe incharia o ego. Para não se deslumbrar, contratou um escravo para seguir a seu lado na quadriga e lhe sussurar ao ouvido: lembra-te que és apenas um homem.

A confiança
Levem os vossos empregados a uma reunião importante. E peçam-lhes depois a opinião. Deixem-nos liderar um projecto. Deem-lhes mais tarefas do que eles julguem capazes de realizar. È assim que se cria confiança. Tanto vós como a vossa empresa serão de imediato beneficiados.
Um supervisor ou gerente deve avaliar o potencial dos empregados e depois empurrá-los para fora da sua zona de conforto. Levem-nos a assumir mais responsabilidades, do que aquelas que presentemente têm.
Quase toda a gente ouviu falar de Alexandre O Grande, conquistador do mundo antigo. Mas poucos conhecem seu pai, o rei Filipe II da Macedónia. Antes da batalha de Queroneia Filipe nomeou Alexandre seu filho de 18 anos comandante da cavalaria. Filipe ao delegar mais responsabilidade do que aquela a que o adolescente estava habituado, provou ser instrumental no desenvolvimento da sua confiança.

Agarrar o touro pelos cornos
..Quando Luciano soube que Maranzano tinha problemas fiscais e esperava uma visita dos agentes do IRC, engendrou um plano e executou-o de imediato. Enviou uma equipa de jovens seguidores ao escritório de Maranzano fazendo-se passar por agentes do fisco, Após exibirem distintivos falsos para conseguirem entrar, os homens de Luciano sacaram das armas a Maranzano -- a auditoria transformou-se em autópsia.
No impiedoso mundo empresarial, e necessário agir rápida e decisivamente, arrasando a concorrência no processo.

Flexibilidade. Façam simplesmente o trabalho
Muitas pessoas esperam que as coisas sejam feitas de uma dada maneira e não conseguem compreender que todos temos o nosso próprio modo de agir. Deixam-nos actuar como bem entenderem, desde que façam o trabalho. Preocupem-se com outras coisas..
"..visto não haver Viagra, Henrique estava a ter dificuldades em cumprir a sua parte do acordo. O Papa estava cada vez mais frustrado com a situação e disse a Catarina: <>uma rapariga esperta sabe engravidar quando é preciso->> Façam simplesmente o trabalho, não interessa como.

Muitos problemas resolvem-se por si próprios
Casso achava que Chiodo era um informante. Ordenou limpá-lo. Sobreviveu. Chiodo não era nenhum informante -- não o era até ter sido baleado. Tendo sido traído por amigos, Chiodo não se apoquentou e tornou-se a partir daí de facto um informante do FBI. Por vezes é melhor deixar as coisas como estão.
Aprendam a distinguir problemas reais que requerem atenção e  outros que de facto são inconsequentes, e que por vezes se resolvem por si próprios.

Todos são importantes
Certos mafiosos que conheciam Sammy antes de se tornar importante, apelidavam-no de mesquinho, matreiro, não lhe dando grande valor devido a essas fragilidades. Os que o trataram mal durante a sua ascensão na hierarquia pagaram com a vida assim que ele chegou ao topo. Um desses foi DiBono, o que exemplifica na perfeição porque devemos tratar todos com respeito, mesmo não se tratando de pessoas importantes. Hoje DiBono dir-vos-ia para pensarem duas vezes naqueles imbecis lá do escritório que todos achavam que nunca chegariam a lado nenhum. Nunca se sabe onde alguém poderá estar amanhã.
Éamon de Valera controlou a Irlanda durante quase cinquenta anos depois de ter sido apelidado de mero professor.

O que os outros pensam efectivamente a nosso respeito. Quem sou eu ? Um Gavone ?
O que achas da minha pessoa ?
para que queres saber ? respondi eu.
Tu não compreendes - afirmou ele - è importante vermo-nos através do olhos dos outros.
Alguma vez se interrogaram sobre como serão quando vistos através dos olhos dos outros ? É algo que que vale a pena ponderar de vez em quando. Quem sou eu ? Como me comporto ? Sou rude ou educado ? Podem confiar em mim ? Serei eu o fulano que gostariam de ver casar com a vossa filha ? O que dizem e pensam os outros sobre a minha pessoa quando o meu nome é mencionado ?
As primeiras palavras inscritas na parede interior do Templo de Apolo em Delfos eram as seguintes:<<Conhece-te a ti próprio>>
Os  antigos Gregos também diziam << O carácter molda o destino>>

A indeterminação não é boa estratégia
 Um certo mafioso destacou-se de muitos outros que trocaram de lado conforme as marés "Tony Invertido"-> quando a guerra Castelenommarese eclodiu, aliou-se a Masseria. Quando o barco Masseria estava quase a afundar enfiou-se no barco de Maranzano. Quandos as tropas de Maranzano se amotinaram, alou-se aos amotinados. Quando a guerra terminou trabalhou para Luciano. Quando Luciano foi preso foi trabalhar par Vito Genovese. Quando Genovese fugiu foi trabalhar para Frank Costello. A Máfia estava fartinha das palhaçadas de Invertido. O dito desapareceu e o seu corpo nunca foi encontrado.
Traições. Mudanças de lealdade- A sorte um dia acaba. Este drama tem-se repetido ao longo da história da Humanidade. Não sejam o próximo idiota a aceitar o papel principal.
A indeterminação não é uma estratégia.

A linguagem corporal
Como soubeste que ele estava a aldrabar toda a semana, mas agora não o está a fazer ?
Não são as palavras - disse Pete -- Toda a gente mente. Não. São os olhos, as mãos, a respiração e tudo o resto.
Quase todas as pessoas usam a linguagem corporal. Podem não falar com as mãos - como muitos italianos -, mas dão pistas de inúmeras maneiras que servem para confirmar ou trair as suas palavras. Terem noção dessas pistas coloca-vos em vantagem em qualquer negociação.
Na Máfia, a linguagem corporal pode ser usada para adivinhar quando alguém está dispostoa a pagar por mercadoria roubada, se um tipo tem o nosso dinheiro quando afirma o contrário, ou quanta pressão podemos exercer numa pessoa antes de ela procurar outra saída.
Não confiem nas palavras se o corpo vos disser o contrário.

Honrem o vosso nome
Um aperto de mão de Meyer Lanky valia mais do que o contrato mais forte que uma bateria de advogados conseguia redigir.
Não aceitem o dinheiro dos outros, não os enganem e depois saiam para tomar um copo. Honrem o vosso nome. Vistas bem as coisas, é tudo o que têm.

Previnam-se.  Nunca deixem pressionar-vos
Esses aldrabões eram bem sucedidos porque eram exímios em apressar as pessoas a tomar decisões repentinas. Apanham a vítima desprevenida quando a carrinha para de repente. E assim que se apercebem de que poderão fazer a venda, aumentam a pressão.
Nunca respondam de imediato a uma proposta..nem a uma queixa ou oferta inesperada..Devemos ter sempre tempo para reflectir e e preferível adiar para amanhã o que não podemos fazer de imediato, ou bem, hoje, do que agir de uma forma precipitada.
O mundo empresarial está cheio de vigaristas que podem tentar apressar-vos a tomar uma decisão. É perfeitamente aceitável empatar alguém que vos esteja a pressionar, porque o mais certo é estarm a tentar aldrabar-vos. Se não for o caso, respeitarão a vossa necessidade de reflectir sobre o assunto.

A importância da lealdade para com os funcionários
Estes colonos podem ter enriquecido com o comércio, ou com a agricultura, ou talvez se deva à integridade moral que os levou a apoiarem os seus aliados até eles próprios serem destruídos; de qualquer forma progrediram rápidamente.
Evitar os conflitos internos é algo que está no ADN da Cosa Nostra, já que tal daria oportunidade à polícia de a investigar e combater.
Al Capone e John Gotti tinham inúmeros defeitos, mas eram leais aos seus homens.

Descansem em paz num retiro junto a um lago e não numa campa prematura - fazer uma pausa e regressar vigorado
É ténue a linha que separa o trabalho duro do trabalho excessivo. E é por isso que os mafiosos inteligentes fazem uma pausa de vez em quando. Um mafioso pode quebrar todos os mandamentos, mas tem sempre o seu sabat pessoal, regressando às ruas como um homem novo.

Mais vale decidir mal, do que não o fazer de todo. - Não se partam em dois
Quando foi assassinado, Bonaventre era uma mafioso de trinta e três anos associado à familia Bonanno. A família estava envolvida numa disputa de poder, e Bonaventre foi feito em dois enquanto decidia a quem jurar fidelidade.
Por mais erradas que tenham sido as decisões de Mussolini, ele alcançou os píncaros do poder tomando-as - ao contrário de Bonaventre que foi cortado em dois, a meio da escalada.

Nova Orleães não foi feita num dia.
Qual qual talentoso jogador de xadrez, Marcelo planeava várias jogadas de antemão, mas só movia uma peça de cada vez. Assim entrou no jogo da vida como peão, mas deixou-o como rei.
Se planeiam construir um império, saibam que. como Marcelo tão bem sabia - os grandes feitos são a soma de inúmeros êxitos a curto prazo, executados com os olhos postos no derradeiro prémio.

As lições da História
Santo Trafficante, patrão da Máfia da Florida, era um vorax leitor de História e de biografias. Carlo Gambino citava Maquiavel e Joe Bonanno lia os clássicos de Homero e Dante. Estes três patroões da Máfia foram titãs do crime organizado e aplicaram a sabedoria aprendida aos problemas do dia a dia, passando essa mesma sabedoria aos subordinados. Qualquer pessoa que conheça as suas vidas, conclui que a leitura esteve impreterivelmente ligada ao sucesso que os três alcançaram.

Altura de partir - como deixar a organização
Quando decidi deixar a Máfia, abordei todos os patrões com quem na altura cumpria pena e disse-lhes que pretendia enveredar por outro caminho. Tive o cuidado de não insultar a "Vida" dizendo-lhes simplesmente a verdade: que ela já não era para mim.
Primeiro precisaram de avaliar as possibilidades de progressão dentro da companhia. Se não forem famosos e estiverem a pensar partir, façam-no com tato. Evitem fazer inimigos.
Temperem a vossa firmeza com misericórdia, permitindo às pessoas serem imperfeitas, ou humanas.
Os vossos antigos patrões tal como os meus, poderão inclusivamente continuar a procurar os vossos concelhos.

Sem comentários:

A NOSSA BANDEIRA VOADORA

  O Pragmatimo dos americanos face um problema de grande magnitude, resolvem-no acabando com o mal pela raiz . Foi o que aconteceu com a cri...