quarta-feira, 13 de julho de 2011

SALÁRIOS BAIXOS OUTRA VEZ !


O leitor estará lembrado  concerteza dos numerosos discursos feitos ao longo dos últimos 20 anos por todos os sectores políticos e económicos em Portugal. Uma frase que era consensual: (sic)"Temos que deixar de apostar nos baixos salários". É que nem sequer chegamos aos altos. Chegamos foi ao alto endividamento. Agora não o dizem, mas pensam-no "Temos de apostar nos baixos salários". É a deflação. Parece estúpido não é ? Mas é verdade. Não vamos ter que apostar; já estão mais baixos. Tirando alguns sectores mais dinâmicos ao nível da procura interna e as empresas exportadoras, o resto está todo mais pobre. Ah ! mas esse discurso era dirigido para uma espécie de sector menor, sem grande viabilidade, como sendo os têxteis, vestuário, calçado etc. Mas a Quimonda não fechou ? Não era uma empresa exemplo da bancarrota Sócrates. Não era uma empresa de alta tecnologia. Então não é que a agora a procura dos têxteis, vestuário e calçado entre outras está a aumentar, e estão a exportar. Somos tão burros. Cada vez estou mais à João Pinto "Prognósticos só no fim do jogo". Mas não é que está aí um novo discurso. Vejam lá que até  o novato candidato à liderança do PS José Seguro dizia hoje no debate com Assis na sic. "Temos que apostar no sector exportador, dos bens transaccioáveis". Onde é que eu já ouvi isto ? Já sei, foi ao Cavaco Silva. O homem falou, e agora todos falam. Todos percebem qualquer coisa de economia. Estes indíviduos sabem do que falam não sabem ?
Mas com estou só a desabafar, digo com certeza, pois é já a realidade; é que os salários estão mesmo a baixar. E porquê ? Porque o tempo da cigarra acabou. Agora vem o tempo da formiga. O tempo do trabalho, do esforço, da exigência do rigor, da responsabilidade, dos deveres. Em síntese: do sofrimento. Com escrevi à uns dias atrás "Oh tempo volta p'ra tráz. Dá-me todo o que perdi ......"

Sem comentários:

A NOSSA BANDEIRA VOADORA

  O Pragmatimo dos americanos face um problema de grande magnitude, resolvem-no acabando com o mal pela raiz . Foi o que aconteceu com a cri...