quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AGARREM-ME QUE EU SOU MALUCO

Ouvi falar desta personagem pela primeira vez, a propósito de um livro que escreveu titulado "Portugal na Hora da Verdade" Escritor, professor de Economia no Canadá, uma espécie de guru de Paços Coelho para o seu programa económico com que se apresentou às eleições legislativas. Ouvi-o falar sobre o seu livro no programa da SIC "Contraste" no qual foi convidado pelo moderador António José Teixeira, e tinha como comentadores residentes Francisco Assis e Morais Sarmento. O programa onde ele esteve, foi para o ar muito antes das eleições legislativas. Não li o livro, mas segundo as suas palavras e a de alguns comentadores, é um livro que aponta caminhos fortemente reformistas para a reforma estrutural do Estado. Acontece que, teorizar sobre realidades, é muito diferentes que traçar caminhos de acção; pior, conseguir pô-los em prática muito mais complicado. Já Marx afirmava, "A prática é o único critério de verdade". É que muita teoria sem a componente prática, é como um colar de pérolas falsas. E este ministro, que tanto criticava os elevados vencimentos dos directores, adjuntos e assessores do anterior governo, não se coibiu, de colocar uma assessora no seu gabinete, chamando-a de super assessora, a ganhar um vencimento na ordem dos cinco mil €uros. Bem dizia frei Tomás "faz o que ele diz e não o que ele faz". Mas o Dr Álvaro Santos Pereira; peço desculpa o Álvaro, já que é assim que quer que lhe chamem, afirmava peremptóriamente: O TGV era para parar já ! Acontece que as obras, mesmo devagarinho continuam. Mais, o Dr. Álvaro, perdão! o Álvaro, afirmou que agora o projecto do TGV está em avaliação. Sabes ó Álvaro !, ainda agora começas-te. O que será no futuro ? O que nos vale é a Troika, porque com ela, sois obrigados mesmo a fazer.
Sabes uma coisa ? Já deves ter ouvido falar que o exemplo vêm de cima. E que o serviço público devia ser uma honra para qualquer cidadão. Se a tua super assessora está a perder dinheiro sendo tua assessora, ganha notoriedade e currículo ao fazê-lo, mesmo ganhando uns míseros cinco mil €uros não é ? Chegás-te cheio de pica "Agarrem-me senão eu mato-os", "olhem que eu sou maluco !"; agora que começas-te a conhecer as teias em que o Estado está envolvido; ou melhor nós contribuintes estamos comprometidos, já pareces um cordeirinho.

PS. A sua prestação na comissão de economia e finanças do parlamento foi muito fraquinha. Não auguro nada de bom para este super ministro.



Sem comentários:

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2025

 Nunca tinha assistido, nem dado tanta atenção à nomeação do Nobel da Paz como este ano.  Como é possível um tal nível de narcicismo ser det...