quarta-feira, 31 de agosto de 2011

OS DONOS DO ALCATRÃO

Sabem quem  é este senhor ? Olhem bem para aquela face. Aquela testa de inteligência; aquelas mãos providenciais; aquele olhar penetrante. Este homem calcula integrais e derivadas de cabeça. Quem é ? É  o presidente da Mota-Engil. A grande empresa de obras de engenharia, dotada de quadros de gestores excepcionais, de técnicos de engenharia como não deve haver em mais parte nenhuma. Está nos 4 cantos do mundo. A sua facturação é de milhões e milhões. A sua contribuição para o pib é descomunal. É um case-study.
Eu comecei a estudá-la mal comecei a ouvir falar nas parcerias público privadas, e no TGV. Um espectáculo ! mas não só; quando terminou a A16 de Cascais à Crel, foi um dos primeiros a querer pisar aquele alcatrãozão, a sentir a sensação de conduzir o meu vulgar automóvel numa estrada daquele calibre. Bem taxada como "il faut". O vulgar cidadão não se pode dar ao luxo de querer andar numa estrada daquelas todos os dias. Para andar tem que pagar. Se não andar vai ter de mesmo assim pagá-la na mesma. Como ? Através dos impostos. Sim através dos impostos. Ou como é que pensa que se internacionaliza uma empresa destas ? É com umas reles margens de lucro ? Não. Não vêm que o Coelhone foi para lá pelas suas altas capacidades de gestor. Ele não tem nada a ver com os principais clientes. É um puro gestor.
Mas sr engenheiro Mota, eu fiquei deslumbrado foi com a A16 ao longo de todo o seu percurso no decorrer do 1º Inverno, é que para depois de pagar a devida portagem, me dei conta de que não estava somente a pagar o luxo de passar numa estrada daquelas, deparei-me que de facto o seu preço incluía algo mais. Um autêntico parque de diversões. A montanha russa em plena autoestrada. O sr auto mobilista, de certeza que não tem um acidente por se deixar dormir. A estrada não é nada monótona. É uma animação. Fiquei triste foi quando retiraram todos aqueles altos e baixos que me divertiam imenso. É que ao retirarem todo aquele balanceamento, puseram-me agora aos saltos. Eu penso mais uma vez que é por causa da segurança dos automobilistas. É não se deixarem dormir. É bom não se deixarem dormir mesmo, porque vão ter que trabalhar muito e muito para pagar muitos e muitos impostos, taxas, portagens etc, etc.. para  proporcionarem a estes super dotados seres o legítimo enriquecimento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem muita razão,só quem passa por aquela estrada, muito bem paga!
Pode ver o estado em que ela ficou.
Mas n´s pagamos....

A NOSSA BANDEIRA VOADORA

  O Pragmatimo dos americanos face um problema de grande magnitude, resolvem-no acabando com o mal pela raiz . Foi o que aconteceu com a cri...